Visita de estudo à Penha
TEXTOS DOS ALUNOS SOBRE A PENHA
Os alunos de Biologia e Geologia dos
professores Fátima Alpoim e Arlindo Tomaz, realizaram um percurso à Penha,
tendo de seguir um roteiro fornecido pelos professores.
Pretendia-se, entre
outros, que os alunos procedessem à análise de situações-problema relacionadas
com aspetos de ordenamento do território e de risco geológico, observassem as geoformas
existentes no granito e desmistificassem a lenda de que a Penha já estivera
coberta pelo mar.
Também as turmas do ensino profissional, na disciplina da Área de
Integração, se deslocaram à Penha, para procurar testemunhos que apoiassem a lenda:
"Da Penha vê-se o mar". Pretendia-se, ainda, sensibilizar os jovens para
a adoção de atitudes de proteção da natureza e levá-los a reconhecer elementos
naturais identitários do concelho.
Os alunos das turmas 11ºCT1, 11ºCT2, 11ºCT6 e 11ºCT7, dos professores Arlindo Tomaz e Fátima Alpoim, partilharam, hoje, os trabalhos que desenvolveram no âmbito do projeto "Da Penha vê-se o mar".
Depois de muita pesquisa, da realização de uma visita guiada à Penha e de algumas entrevistas aos comerciantes e visitantes locais, os resultados foram extremamente satisfatórios. Conseguiu-se, assim, com muito sucesso, associar a matéria lecionada em Geologia (Biologia-Geologia) ao conhecimento da nossa terra e das nossas gentes. Um exemplo de trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as matérias do currículo, que leva os nossos jovens a trabalhar as literacias e a torná-los sensíveis e atentos ao espaço de que fazem parte.
Depois de muita pesquisa, da realização de uma visita guiada à Penha e de algumas entrevistas aos comerciantes e visitantes locais, os resultados foram extremamente satisfatórios. Conseguiu-se, assim, com muito sucesso, associar a matéria lecionada em Geologia (Biologia-Geologia) ao conhecimento da nossa terra e das nossas gentes. Um exemplo de trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as matérias do currículo, que leva os nossos jovens a trabalhar as literacias e a torná-los sensíveis e atentos ao espaço de que fazem parte.
TEXTOS DOS ALUNOS SOBRE A PENHA
Sem comentários:
Enviar um comentário