quarta-feira, 7 de março de 2018

E tu, gostas de histórias?


A semana da leitura continua...

E tu, gostas de histórias?

Ouvir contar é tudo o que tenho feito.
Resultado de imagem para lerConheço histórias pequenas, longas, divertidas, tristes, assustadoras, chatas, muitas para rir e algumas sem piada nenhuma.
E estou farta, farta!
Estou farta de ouvir histórias!
Ouvir, só ouvir não chega. Não é suficiente…
Desde que me lembro, a minha mãe conta-me uma história para eu dormir.
Quando passo o fim-de-semana com o meu pai, ele conta-me uma história para eu adormecer.
Os dois contam que me contavam histórias, quando ainda estava dentro da barriga da minha mãe, para eu crescer.
Este ano aprendi a ler.
Foi um pouco menos difícil do que eu imaginava. E até foi divertido…
Vinte e seis letras são fáceis de conhecer, não há muito que enganar.
Quando comecei a aprender a ler palavras, as letras saltavam, iam mudando de lugar…
E nunca mais acabavam de aparecer palavras novas: uva, luva, bolo, lobo.
Há tantas palavras, tantas, tantas…
Há palavras até ao infinito…
Mas agora estou de férias em casa da minha avó. E sabem do que ela gosta muito?
Vejam lá se adivinham… isso mesmo: ela também gosta de contar.
Já tenho seis anos!
Sou crescida, sei ler, não quero que me contem nada.
E hoje vou adormecer sem histórias. Ponto final.
Gosto muito do meu quarto na casa da avó.
É grandes, tem muitos livros e caixas cheias de brinquedos antigos.
Da janela, vê-se um rio que nasceu pequenino, lá longe.
Já vesti o pijama e já lavei os dentes…
Agora, vou enterrar a cabeça na almofada e dormir!
Ah, esqueci-me de apagar a luz.
— Boa-Noite!
Não consigo adormecer…
Bem se calhar, não foi boa ideia apagar a luz.
Estou a ouvir ruídos…
— Está aí alguém?
Para chamar o sono, vou contar caracóis:
Um caracol… Dois caracóis… Três caracóis..
Os caracóis são lentos, demasiado lentos…
Bem, vou começar a contar carneiros: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10…
Os carneiros são rápidos, demasiado rápidos!
Já tenho um enorme rebanho no meu quarto!
Oh, não vais acreditar!
Sentado, aos pés da minha cama, está um senhor de fato escuro, com um chapéu preto e óculos redondinhos.
Quem és tu? — pergunto.
Olha que não sei bem… Mas há aqui tantas ovelhas, que me sinto um guardador de rebanhos.
E como vieste aqui parar?
Apanhei um comboio, minha menina…
Era um comboio descendente, cheio de gente divertida, vinha tudo à gargalhada! Mas tivemos de parar aqui, por causa de problemas… do tocador de flauta com os ratos, do capitão com o crocodilo, da bruxa com o caldeirão…
E agora? O que é que eu faço com tanta gente e tantos bichos, dentro do meu quarto?
— Avóooooo! Não consigo dormir! Vem cá…
—Oh, avó… O meu quarto está tão cheio de livros! Quase não há espaço para a minha cama.
— Vá lá, acalma-te minha querida – diz a avó, passando-lhe a mão pelos cabelos.
— Mas avó tenho o quarto cheio de gente, de bichos, de… histórias…
— Ah sim? Que grande imaginação! Então temos de as arrumar, não te parece?
— E como se arrumam as histórias, avó?
— Contando-as, minha neta! Posso começar?
— Conta… Conta, avó.
— Era uma vez… uma menina que estava farta de ouvir histórias! Tinha tantas histórias guardadas na cabeça… uma confusão!
Certa noite olhou com mais atenção os livros espalhados pelo quarto: grandes e pequenos montes com muitas cores! Á menina levantou-se e os seus olhos, curiosos como peixes, escolheram um livro de capa azul como um rio.
Voltou para a cama, encostou-se à almofada, abriu o livro….
ALVES, Sílvia (2011). E tu, gostas de histórias?. Lisboa: Paulinas Editora.




Sem comentários:

Enviar um comentário