Biblioteca Escolar - Documentos Orientadores



Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021

Este roteiro constitui-se como um apoio às escolas na planificação do ano letivo 2020/2021. O contexto de pandemia que atravessamos obriga-nos a planear um ano letivo marcado pela incerteza, mas informado pela experiência do terceiro período do ano letivo anterior.









Prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2020/2021 -  Nota à Comunicação Social



PRIORIDADES 2020.21 PARA AS BIBLIOTECAS ESCOLARES

 No ano letivo 2020.21, a Rede de Bibliotecas Escolares continua a desenvolver a sua atividade orientada pelo Quadro Estratégico em vigor e pelos documentos estruturantes por si publicados.

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ORIENTAÇÕES 2020.21 PARA A ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS

No contexto atual, o Ministério da Educação emitiu um conjunto de orientações e medidas excecionais para apoiar a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança, salvaguardando o direito de todos à educação, no ano letivo de 2020.21.

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ESBATER DIFERENÇAS/ CONSOLIDAR APRENDIZAGENS... CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

Considerando o ano atípico e difícil que se viveu em 2019.20, é necessária uma ação muito sistemática e estruturada para esbater diferenças entre os alunos que participaram regularmente nas atividades promovidas pela escola e os que tiveram maiores dificuldades de contacto e acompanhamento. Urge amparar as crianças e jovens mais frágeis, aqueles que são mais negligenciados ou que pelas suas características específicas têm habitualmente maior dificuldade em responder às solicitações da escola.   












Presença em linha das bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política

 Este documento apresenta um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de partida canais existentes ou a criar. A política a definir deverá ser enquadrada num plano de marketing e comunicação da biblioteca que engloba toda a sua estratégia de comunicação e não apenas o que respeita à sua presença digital.











Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações

Com este documento, a Rede de Bibliotecas Escolares apresenta linhas de ação a considerar na implementação e manutenção de um serviço de referência, presencial e a distância.










Programa Rede de Bibliotecas Escolares Quadro estratégico 2014-2020

A Estratégia Europa 20201 estabelece os grandes objetivos da União Europeia a atingir no período 2014-2020. O plano, cujas metas apontam para a melhoria dos níveis de educação em cada estado membro, suscitou a necessidade de definição, por parte do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), de um conjunto de áreas e linhas prioritárias de intervenção, que lhe permitam orientar a sua ação e contribuir para a concretização dos objetivos estabelecidos para Portugal neste domínio.













Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar

O objetivo das bibliotecas escolares. O objetivo de todas as bibliotecas escolares é desenvolver alunos letrados em informação que participem responsável e eticamente na sociedade (Cap. 6: Avaliação da biblioteca escolar e relações públicas - pág. 54).




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Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se (…) como documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular. (…) A finalidade é a de contribuir para a organização e gestão curriculares e, ainda, para a definição de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na prática letiva.













Modelo de avaliação da biblioteca escolar

A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de avaliação da biblioteca escolar, que se tem vindo a afirmar, nos últimos anos, como um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.














APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Para que o ensino das literacias possa ser concretizado de modo eficaz, bibliotecas de diferentes países têm investido na utilização deste tipo de referenciais, tendo por base a necessidade real de integrar no currículo, de uma forma clara e sistemática, o trabalho sobre estas novas competências, alinhando-as com os conteúdos programáticos, as metas curriculares e as atividades inerentes a cada disciplina/. área ou projeto escolar.






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REGIMENTO INTERNO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

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