terça-feira, 7 de março de 2017

Raúl Brandão

Na semana em que se completam 150 anos sobre o nascimento de Raúl Brandão, associamo-nos à Semanada Leitura concelhia e ficamos a conhecer um pouco mais deste escritor com fortes ligações a Guimarães.

Nasceu em 1867, na Foz do Douro, numa família de pescadores.

Fez carreira militar, o que o trouxe a Guimarães, onde conheceu aquela que viria a ser a sua esposa e que o ligou a esta terra que amou.

A par da vida militar, era um apaixonado por diversas formas de escrita. A sua obra mais conhecida chama-se "Húmus" e para crianças escreveu "Portugal Pequenino", em parceria com a mulher Maria Angelina.

Depois de conhecermos um pouco da vida do autor, ouvimos um excerto de "Portugal Pequenino", que nos fala das personagens Pisca e Russo de Má Pelo, que viajam pelo nosso país para conhecer os seus bichos e as suas gentes.




Depois, pusemos mãos à obra. A partir do excerto, em que ficamos a saber que o Russo gostava de brincar e pregar partidas aos animais: apanhar grilos, caçar aves e ouriços-cacheiros, ilustramos um mapa de "Portugal", pequenino. Os mapas foram colocados no painel no átrio da sala. Esse painel será enriquecido com outros trabalhos do quarto ano e o átrio terá outras decorações ligadas a este tema, que serão colocadas ao longo desta semana.




 Professora Paula Marinho
http://saladosamiguinhos.blogs.sapo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário