segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Sorrisos de Papel

Sorrisos de Papel: Tempo de Amar

No espírito da época natalícia e com o objetivo de promover a solidariedade e o convívio intergeracional, os alunos participaram na iniciativa "Sorrisos de Papel", que culminou com a entrega de postais de Natal a vários lares da cidade de Guimarães (Casa de Repouso de S. Paio; ao Alecrim – Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; ao Centro de Solidariedade Humana Professor Emídio Guerreiro; ao Lar de Azurém; à Fraterna; à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos; à Venerável Ordem de S. Francisco) Em janeiro, os alunos irão à ASPEV - Associação Social de Pevidém Vida a Cores a fim de fazer essa entrega.
Os postais foram adquiridos à Solsef, uma ONGD, como já tem sido hábito, pelos nossos alunos, que redigem as suas mensagens promovendo, deste modo, os valores da cidadania inclusiva. Ao adquirirem os postais, os alunos estão, também, a ajudar o Projeto “Centro Social Sereboqui”, na Bolívia.
Esta ação proporcionou momentos de partilha e alegria tanto para os jovens como para os idosos residentes, que agradeceram os gestos carinhosos e as palavras de conforto. Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade de desenvolver valores como o respeito, a empatia e a solidariedade, além de reforçar o espírito comunitário.
A entrega dos postais envolveu todo o agrupamento, mostrando que, com pequenos gestos, é possível fazer a diferença e aquecer os corações de quem mais precisa nesta época festiva.









sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Cuscas em Guimarães e a mensagem para o futuro

Esta semana, a nossa amiga Cuscas esteve em destaque na cidade de Guimarães.

Sobrevoando os espaços verdes, hortas pedagógicas, rios, ribeiras e os monumentos icónicos da cidade – como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques e a histórica Zona de Couros –, a Cuscas proporcionou uma verdadeira viagem pelo património cultural e ambiental do nosso território.

Neste espírito natalício, a autarquia vimaranense presenteou os pequenos leitores do 1º ciclo com o livro “Cuscas em Guimarães mais…”. Esta oferta insere-se nas iniciativas da “Capital Verde Europeia 2026” e reforça o compromisso da cidade com a educação ambiental e a sustentabilidade.

O autor da obra, Paulo Santos, visitou a nossa escola para partilhar as aventuras da Cuscas e sensibilizar os alunos para a importância de cuidarmos do ambiente. Num apelo à ação, destacou que reduzir a pegada ecológica é essencial para vivermos em harmonia com o planeta, assegurando um futuro sustentável para todos.

Uma leitura inspiradora para a época natalícia, enquanto se aguarda a ceia, e um convite a refletir sobre o nosso papel na preservação da natureza!


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Hora do Conto - "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"

 Hora do Conto - "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"

com o Natal a chegar, nada melhor que pensar no que vamos dar ao pai natal... os nossos pequenos leitores ouviram a história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha e ficaram a pensar no que deveriam oferecer ao Pai Natal.  

De seguida os alunos partilham um chocolate quente com bolachas oferecido pelo “pai Natal"